Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Kasparov contra o mundo

Ao final do match disputado em 1996 contra o Deep Blue (supercomputador e um software criados pela IBM especialmente para jogar xadrez), Garry Kasparov declaroy que era o último humano campeão de xadrez. No ano seguinte, a previsão de Kasparov, se concretizou: Deep Blue venceu Kasparov e se tornou o primeiro computador a vencer um match com regras de tempos oficiais.

Mas essa derrota gerou uma grande polêmica, pois Kasparov acusou a IBM dizendo que jogadores humanos intervieram durante uma partida. Logicamente a IBM desmentiu. Kasparov pediu então os arquivos de log, mas a IBM não os forneceu. Por fim, Kasparav pediu um novo match mas a IBM não aceitou o desafio.



Não sou muito fã de teorias conspiratórias, mas acredito que Kasparov tenha razão (neste caso):

1. O mundo dos negócios é cruel. E curiosamente, após a vitória, as ações da IBM tiveram uma forte alta e a IBM faturou mais de US$ 500 milhões em publicidade.

2. Todos sabem que em informática 7 anos são uma eternidade. Imagine que em 2003, Kasparov empatou um match com o computador Deep Junior. Pois é, gafanhoto: 7 anos de novos hardwares e softwares e ao invés de ganhar de lavada, o Deep Junior, "só" empata! 

Dá para desconfiar, ou não!?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101