Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Artigo 13 - Montando um site

(Publicado originalmente entre 1994/95)

O primeiro passo é definir o objetivo do site. Se o site vai ser voltado para assuntos científicos, de nada adianta colocar uma página para download de jogos, ou sobre a sua banda de rock preferida. É interessante que o site aborde o mesmo tema do princípio ao fim.

Os textos que serão colocados devem ser claros e fáceis de ler. Uma linguagem confusa, com uma fonte de letra muito pequena só faz a alegria de seu oculista.

As imagens não devem ser muito grandes. Quanto maior a imagem maior é o tempo gasto para transmiti-la. A última coisa que o usuário quer, é ter que gastar seu precioso tempo esperando que as imagens sejam mostradas. Um bitmap de tamanho 200x200 com 256 cores ocupa 40.000 bytes, um bitmap 50x50 ocupa apenas 2.500 bytes. Dê sempre preferência aos formatos de imagens que utilizam alguma técnica de compactação como .GIF ou .JPG.

Ícones e botões devem ser de fácil identificação. Os ícones e botões existem para facilitar a nossa vida. Colocá-los em um lugar de fácil acesso vai permitir uma navegação mais rápida e fácil em seu site.

Não adianta montar o seu site com uma resolução de 1600x1200 pontos com 16 milhões de cores. O padrão do mercado é de 640x480 (ou no máximo 800x600) com 256 ou 65536 cores. Fugir disso é deixar seu site longe dos olhos da grande maioria dos usuários.

Se o site tiver um opção de download, informar o tamanho do arquivo e fornecer uma breve descrição de como funciona e como instalar o programa. De preferência utilize um compactador que seja comum. Imagine a situação da pessoa, que depois de horas de download, descobre que o arquivo estava compactado com um programa que ele não possui descompactador.

Por fim, a fase de testes. Verificar a ortografia dos textos, a facilidade de navegação dentro do site, a possibilidade de entrar em todas as páginas, a existência de todos os links. Se estiver tudo certo, verifique mais uma vez. Afinal, ter certeza nunca é demais...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101