Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Como recuperar arquivos deletados

Existem softwares que recuperam de maneira muito simples arquivos deletados. Estejam eles no micro, no pen-drive ou na máquina fotográfica.

Utilizo o Recuva que é estável e possui versão para 32 e 64 bits. Já testei com Windows XP, Windows 2003 Server, Windows Vista e Windows 7.

O importante, caso você deseje recuperar um arquivo é utilizar o menos possível o drive, pen-drive ou máquina fotográfica (na verdade qualquer mídia regravável) onde o arquivo está armazenado. Isso para que o Sistema Operacional (S.O.) não sobreescreva as informações de armazenamento do arquivo.

Para recuperar o arquivo siga os passos abaixo e bom proveito:
1. Se o arquivo estiver no HD de seu micro, pule para o passo 3.
2. Plugue a mídia onde está o arquivo deletado.
3. Carregue o programa Recuva.
4. Selecione o Drive (caixa de seleção à esquerda, no topo).
5. Clique no botão "Scan" e aguarde (pode demorar um pouco, dependendo do tamanho da mídia).
6. Selecione o arquivo desejado e clique em "Recover".
7. Selecione uma pasta para recuperação. Atenção: Se possível escolha outra mídia para salvar o arquivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101