Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Tecnologia nos filmes

Alguns filmes, quando tentam mostrar algo mais tecnológico, conseguem me tirar do sério.

Assisti um, já há um bom tempo, Inimigo do Estado, no qual uma câmera de vigilância filma um sujeito, o personagem vivido por Will Smith, andando com uma sacola (se não me engano de uma loja de lingerie - aliás foi uma cena muito boa essa da loja de lingerie) na mão. Corta a cena. Dentro de uma sala do FBI, CIA, NSA, [insira sua sigla de órgão governamental americano preferida aqui], David Coperfield um agente consegue a proeza de (você está sentado?) mostrar o conteúdo do interior da sacola!

Sem falar em outros filmes, por sinal, inúmeros, que pegam uma imagem 320 x 200 pixels e transformam num poster gigante de altíssima definição, com todos os detalhes possíveis e imagináveis.

Deve ser por isso que dizem que a ignorância é uma benção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101