Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Dicas de uso do Microsoft Outlook

Já falei aqui sobre a estrutura de pastas do computador. Agora, vou falar sobre a estrutura de pastas que utilizo no Outlook, que é o cliente de email que utilizo no trabalho.

Em minha empresa, temos apenas 20 MB de espaço para email, o que chega a ser uma afronta, para quem está acostumado aos mais de 7 GB do GMail. Mas não tem jeito, tive que me adaptar e para isso fiz o seguinte:
  1. A minha Caixa de entrada fica somente com os emails que não li;
  2. Assim que leio (e resolvo o problema), movo a mensagem para uma pasta particular (.PST) em meu micro;
  3. A estrutura que tenho das pastas é simples. Tenho uma pasta para cada cliente, uma para cada sistema, uma para cursos, e outro para assuntos diversos. Na verdade tenho mais algumas, mas são assuntos bem específicos.
  4. A pasta particular contém os dados de no máximo 2 anos (por exemplo: no final de 2010, eu movi todas as mensagens de 2009 para outra pasta particular, chamada Alexandre2009.PST). Dessa maneira não fico com arquivos muito grandes abertos. Atualmente minha pasta particular tem 200 MB, pois ela tem os dados de 2010 e os de 2011 até a presente data.
  5. Para localizar uma mensagem, utilizo o Google Desktop, cuja configuração, quanto ao tipo de pesquisa é o que segue:
Além disso, tenho dois scripts escritos em VB (VisualBasic), o primeiro é usado para mover diariamente os itens das pastas Mensagens Excluídas e Mensagens Enviadas para o arquivo particular LIXEIRA.PST. Dessa maneira, eu mantenho até mesmo os dados excluídos e enviados.


Como eu mantenho todos as mensagens, eventualmente o arquivo LIXEIRA.PST ficaria enorme. Por isso, criei outro script, que faz um expurgo das mensagens que tem mais de 90 dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101