Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Mais cuidado, por favor

Acho incrível como as pessoas não prestam atenção. Na maioria dos casos, não tem muito problema, pois basta perguntar novamente, e está resolvido. Em outros casos, isso pode não ser tão simples.

Lendo a reportagem, "Nuvem vulcânica cobre RS e chega à região de Curitiba, diz FAB", encontro um dado contraditório: "Até as 11h da manhã, dos 1.039 voos previstos até o horário no país, 106 deles (cerca de 19,8%) foram cancelados e outros 164 (15%) sofreram atrasos, segundo a Infraero." Ora, se são 1.039 voos, 106 representam 9,8% e não 19,8%. Já 19,8% de cancelamentos, dizem respeito a 206 voos. 

E os outros dados/informações estão corretos? Não sei. Só sei que não custa nada confirmar todas as informações antes de publicar. Erros assim, existem aos montes por aí. Acredito que seja a pressa de colocar a notícia no ar, de dar um "furo", sei lá. Isso explica o erro, mas não justifica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101