Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

OVNI?

Atualizado dia 03/06/11 às 07:54.

Hoje pela manhã o céu estava azul, o trânsito calmo na BR-101 e como o visual estava bonito perto da divisa de Tijucas e Biguaçu, na altura do KM 173, resolvi tirar umas fotos. Até aí tudo bem. Diminui da velocidade de cruzeiro para 120 km/h, afinal segurança acima de tudo. E bati a primeira foto, às 07:06 da madrugada manhã:

Clique na foto para ampliar.

Um minuto depois (07:07 caso alguém não consiga fazer as contas), tirei outra:

Clique na foto para ampliar.

As fotos foram tiradas com uma camêra de 5 megapixels do celular (Nokia X3-02), com o vidro abaixado (estava sujo, mas já mandei lavar). Reparem que na segunda foto existe um objeto estranho. Demarquei a mesma área em ambas as fotos com um retângulo vermelho.

Dados climáticos no momento da foto:
Temperatura: 12ºC
Direção do vento: WNW
Velocidade do vento: 7,56 km/h
Pressão: 1019 hPa
Umidade relativa: 99%

Em tempo, não notei nenhum lapso de tempo e tampouco marcas estranhas no corpo (epa!), portanto acredito que não fui abduzido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101