Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Primeiras impressões do Windows 8


Testei rapidamente o Windows 8, numa versão que é um pré-beta para desenvolvedores. A primeira vista, o que mais chama atenção é a interface Metro, cuja principal característica é a simplicidade, mas não se deixe enganar, pois ela suporta touchscreen. Com isso a Microsoft quer que o mesmo sistema operacional (SO) rode em PCs e em tablets e smartphones. E eu acho que tem tudo para dar certo.

Como essa versão ainda tem muitos bugs , não quiz colocar direto no meu notebook ano/modelo 2006/2006: um ACER com 2 GB de RAM DDR2, HD 100GB, e processador Intel 1.66GHz Core Duo. Por isso optei por virtualizar com o VirtualBox. Alias, a Gizmodo tem um bom roteiro de como fazer a instalação tanto numa máquina virtual como um dual boot numa máquina física. Então criei uma máquina virtual (VM) com 32 MB de memória de vídeo, 1 GB de RAM, 20 GB de disco. Depois instalei o Windows 8. Alias, a instalação foi rápida e bem fácil.

Mas vamos ao que interessa. As minhas principais observações foram:

1. Boot rápido. Levou cerca de 20s, o que é bem razoável, levando-se em conta que é uma VM com poucos recursos.

2. Baixo consumo de memória: apenas 360 MB utilizados.



3. Interface Metro. Tem tudo para agradar. É bem agradável trabalhar com ela.

Abaixo algumas telas capturadas:
Painel de Controle


Processos em execução

Windows Explorer
Em resumo: acredito que o Windows 8 tenha tudo para dar certo. É um bom SO, leve e rápido. A Microsoft acertou em cheio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101