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WSL: Backup e Restauração

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Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Baixo índice de acidentes no Brasil


Dirijo 140 KM todos os dias pela BR101, desde de Março de 2006, então posso falar com uma certa tranquilidade: o número de acidentes no Brasil é baixo. Sim, isso mesmo. É baixo. A quantidade de infrações que eu vejo todos os dias assusta. É tamanha a quantidade de barbeiragens, motoristas mal preparados, desatentos, que o número de acidentes é realmente baixo, não estou brincando nem sendo irônico.

Os principais problemas que vejo são:

1. Mudar de faixa sem sinalizar. Cerca de 80% dos motoristas não sinalizam. Eles acham que estão sozinhos no mundo ou que as pessoas já desenvolveram o dom de prever o futuro. Aviso: ainda não!

2. Não olhar ao trocar de faixa. Para alguns, é automático, viram o volante e com a mesma mão ligam o pisca. O problema é que o pisca é para sinalizar a intenção, e se é intenção é antes, e não durante o ato.

3. Dirigir da faixa da esquerda sem ninguém na direita. Normalmente, eles saem, mas antes eles te seguram por um tempo. Acho que sentem prazer nisso. Como eu procedo: primeiro chego próximo, se o cidadão não sai. Dou o pisca. Se o infeliz ainda não sai. Luz alta nele! Se não sai... vai para PQP!

4. Não olhar para a frente. Não digo olhar para a frente do carro, olhar o que está acontecendo lá na frente, a 200, 300, 500 metros (ou mais, se as condições permitirem).

5. Tem motorista que não gosta de ser ultrapassado. Você olha lá de longe e vê que ele está devagar, digamos a 80 KM/h. Você vai se aproximando e ele vai aumentando a velocidade. O pior é que depois que você o ultrapassa ele volta a velocidade normal. Uma vez teve um velhinho com uma Mercedes que não gostou quando o ultrapassei com o meu Uno 1.0. Ele acelerou mas o Uno era valente e foi até 170, sifu, otário! Aqui tem braço!  (e pé!). HAHAHAHAHA. O velhinho recuou por volta de 150 (talvez tenha infartado, sei lá!). Parece que ofende a masculinidade deles ao serem ultrapassados. Falo isso porque quase a totalidade são homens.

5. Espertinhos. Basta parar o trânsito, que eles aparecem. Em bandos. Queria ter um FNM para ver se iam passar pela minha direita! Ah, como queria.



Agora sabem porque isso acontece? Motoristas mal preparados nas auto-escolas e principalmente, falta de fiscalização. Em 6 anos de BR 101 (cerca de 3000 viagens), passei por menos de 10 fiscalizações com radar.




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