Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Medo de voar? Agora tenho!

Suponha que, como grande parte da população, você tenha medo de voar. Até aí, nada demais. Todas as noites antes do voo, deitado em sua cama, você tenta não pensar no voo que vai fazer daqui a uns dias.

Até que finalmente esse dia chega. No deslocamento para o aeroporto, sozinho no banco de trás do táxi, não tem jeito – o medo de voar começar a aflorar. Com a correria atual dos aeroportos não dá nem tempo de sentir medo. Até que você fica sentado na sala de embarque e começa a ficar com medo de novo.

Você embarca, ajeita seus pertences da melhor maneira possível (afinal, "durante o voo eles podem se deslocar"), senta e fica esperando o pessoal enrolado (sempre tem, em todos os voos). Ao seu lado, senta um homem de meia idade (não, não foi dessa vez que uma linda loira sentou ao seu lado), com tablet, celular. Você pensa: "esse aí não tem medo de voar, tá sempre viajando!".

Finalmente, o avião se posiciona para levantar voo e você pensa: "Que se dane! Agora vai ou racha" (como se fosse um último suspiro de coragem). O avião então decola e aos poucos seu medo vai ficando para trás.

Até que de repente surge um maluco, gritando que o homem nunca foi à lua todos vão morrer, entre outras coisas. Você não dá muita bola, até notar que o maluco está vestido de … piloto! [Flashback_ON]Cena do filme "Apertem os cintos, o piloto sumiu!"[Flashback_OFF]. Por fim, os passageiros conseguem dominar o sujeito.

Ruim isso, não? O pior é que isso aconteceu mesmo: Piloto que ‘surtou’ em voo nos EUA estava em pânico, dizem autoridades.

Só faltou ele pegar um pára-quedas, abrir a porta e se jogar. Aí sim, "Apertem os cintos, o piloto sumiu!". Medo de voar? Agora tenho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101