Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Soluções inteligentes

Às vezes nos deparamos com alguns problemas que parecem sem solução ou com a solução muito difícil.

Dizem que durante a corrida espacial, os americanos se depararam com um problema simples mas que não se encontrava uma solução: como fazer anotações (escrever) no espaço?

Nas primeiras viagens espaciais tripuladas, notou-se que a tinta das canetas (sim, naquela época não existia tablet ou notebook, o que existia era o computador do projeto Apollo, que com 2 KB de RAM não podia se dar ao luxo de ter um editor de texto embutido) não se comportava muito bem com baixa gravidade.

Segundo consta, os americanos fizeram diversos estudos, investiram tempo e recursos e depois de muito esforço conseguiram uma caneta, caríssima, que escrevia no espaço.

Um belo dia resolveram pergutar aos soviéticos como tinham resolvido esse problema. A resposta foi desconcertante: "Foi fácil, usamos lápis." Vale a lição: às vezes a resposta está bem debaixo de nosso nariz, é só saber encontrar.

Esse preâmbulo foi apenas para reforçar algo que passei: como saber se o sistema central de ar condicionado está funcionando? Usando o bom e velho método soviético é fácil: basta amarrar uma fita na saída de ar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101