Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Compartilhe arquivos facilmente

Há alguns meses, um colega do trabalho me ligou, querendo saber como enviar um arquivo de uns 50 MB para um cliente externo. 

Aqui na empresa temos o tamanho do email limitado em 2 MB (sério) e enviar um CD também não dava porque o cliente precisava do arquivo no mesmo dia. Resolvi o problema usando minha conta pessoal no falecido Megaupload, acessando através do TOR, o que convenhamos não é tão simples assim.

O Jumpshare, que é um serviço de compartilhamento de arquivo, resolve esse tipo de problema de maneira muito fácil. Você acessa o site, http://jumpshare.com, arrasta o arquivo que deseja compartilhar, escolhe sua  opção de compartilhamento (email, link, Twitter, Facebook e Google+) e pronto. Só isso.

A grande vantangem é que não precisa de cadastramento tanto para o upload quanto para o download, além da facilidade/simplicidade do serviço.

As únicas desvantagens que notei, são o tamanho do arquivo de upload que é limitado a 100 MB (o site fala que vão aumentar) e que o arquivo fica disponível por 2 semanas. O que para mim não chega a configurar um grande problema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101