Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Problemas no Motorola Xoom 2 Media Edition - MZ607

Logo após o Natal, dia 27/12/11, comprei meu tablet, um Motorola Xoom 2 Media Edition. Dia 26/05/12, um sábado, deixei-o carregando durante a noite. De manhã ele não funcionava mais - ficava em loop, reiniciando sem parar.

No próprio site da Motorola, mostrava como entrar num "modo de recuperação", ao pressionar Power ON/OFF + Volume Down. Tentei tudo que foi possível, inclusive gravar novamente a ROM original (dava uma mensagem dizendo que não foi possível gravar na memória flash). Mas nada funcionou.

Sem saída, recorri à assistência técnica e eles tiveram que enviar à fábrica, no Rio Grande do Sul. Apesar de ter demorado mais de um mês (dentro do prazo estipulado) para receber o tablet de volta, fiquei encucado com a solução:
ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE. O CARREGADOR E/OU A BATERIA DE SEU APARELHO CONTÉM AGORA UMA ETIQUETA DE IDENTIFICAÇÃO COM A LOGOMARCA DA MOTOROLA.CASO ESTA ETIQUETA SEJA REMOVIDA, O ACESSÓRIO PERDERÁ A GARANTIA.
"Atualização de software". No mínimo, estranho. Pois o software não foi atualizado - está na mesma versão. Mas tudo bem, vamos considerar apenas que o termo não foi corretamente aplicado. Mas o que "atualização de software" tem a ver com o carregador?!?!?! Eu não sei!

Outra coisa que eu não entendi é por que colocar uma "etiqueta de identificação com a logomarca da Motorola" num carregador da própria Motorola. Por acaso o "original" não é original? Não tem sentido, a menos que eles tenham alterado o carregador e/ou bateria e/ou algum componente do tablet. Suspeito disso porque desde que voltou do conserto o tablet só carrega até 90%. Mas podiam ter a decência de informar que tiveram que limitar a carga ou algo assim.

Nem vou perder tempo me desgastando com a assistência técnica, pois eles vão ter que enviar o aparelho à fábrica e vou ficar novamente mais um mês a ver navios. E quando voltar vão dizer que é isso mesmo, que está tudo certo, que não foi encontrado nenhum problema. O fato é que estou insatisfeito com a Motorola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101