Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Dica de app: Google Gesture Search

Com o passar do tempo, a tendência da tela do seu celular é ficar lotada de atalhos e pastas. Eu tenho algumas pastas na tela principal onde agrupo os apps por categoria, mas mesmo assim algumas vezes não é fácil encontrar o que você procura. Aliás, não era, porque depois que você instala o Google Gesture Search (GGS), você ganha muito em produtividade e agilidade.
O GGS permite que você escreva na tela (com o dedo) e ele automaticamente faz o reconhecimento do caracter que você desenhou, faz a pesquisa e mostra o resultado na tela numa lista para você selecionar.
Para efeito de comparação, fiz a pesquisa pelo GGS e pelo método normal (localizar e abrir o aplicativo). Eis os resultados:
  • Localizar um contato. Com o GGS levei 7 segundos e 10 segundos no modo normal.
  • Executar um app. Primeiro fiz um teste com um app que fica dentro de uma pasta na minha tela principal. Com o GGS levei 6 segundos e como já sabia onde estava localizado, levei apenas 3 segundos no modo normal. Por curiosidade, "forcei um erro", ou seja, abri a pasta errada no primeiro toque. O tempo elevou-se para 6 segundos.
  • Executar um app sem atalho. Neste caso, o app está instalado mas não tem atalho na tela principal. Com o GGS levei 5 segundos e acessando os aplicativos, levei 7 segundos.
Resumo: o GGS leva vantagem em quase todos as comparações, menos naqueles em que os aplicativos tenham atalho na tela principal.
Você também pode configurar os itens pesquisáveis no app:
  • Favoritos
  • Contatos (todos ou só com telefone)
  • Apps
  • Músicas
  • Configurações
Mas a melhor característica do GGS é a sua capacidade de reconhecimento de escrita, que é muito boa. Isso permite que pessoas normais e não somente desenhistas, também possam utilizar o app.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Netflix não mostra ícone de streaming

    Google Hacking

    Radar no KM 175 da BR101