Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

IFTTT: Coloque a internet para trabalhar para você

O IFTTT é um serviço que permite você criar conexões entre canais (na nomenclatura do IFTTT um canal é um serviço ou site, por exemplo, Twitter, Facebook, Google+, Gmail, etc) de maneira bem simples. Por exemplo, imagine que você tenha um blog e que você deseje enviar um twit com a url de cada nova postagem. O IFTTT faz isso.
Canais IFTTT
Canais IFTTT
IFTTT significa: IF THIS THEN THAT. Quando ocorre um evento (uma nova postagem no blog) então faça isso (envie um twit com a url da postagem). Depois de pronto ele é denominado de recipe. O "this" é o trigger (evento que dispara a ação). Exemplos de triggers: uma nova foto no Instragram, uma nova mensagem do Facebook. Já o "that" é a ação tomada quando ocorre o trigger: enviar um email, gravar uma foto no Dropbox.

Quando você começa a utilizar um canal pela primeira vez, é necessário ativá-lo. Que nada mais é, do que dar permissão de acesso para o canal. Dependendo do canal (o Blogger, por exemplo) é necessário fornecer algumas informações como url do seu blog, etc. O bom é que o IFTTT é muito didático, e todas as etapas são muito intuitivas:
IFTTT recipes
IFTTT recipes
Outras características:
- é possível ligar/desligar um recipe a qualquer tempo;
- os dados de cada recipe são checados a cada 15 minutos;
- é possível compartilhar recipes e também utilizar os recipes compartilhados por outros. Aliás, a lista de recipes disponíveis é enorme: https://ifttt.com/recipes. Tem coisas bem interessantes: Cada nova foto no Instagram, enviar para o Dropbox ou se um email é marcado com estrela (no Gmail), cria uma nota no Evernote.

Como diz o IFTTT:
Put the internet to work for you.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101