Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Porque eu ainda não comprei um eReader

Fico imaginando a situação: depois de pesquisar e analisar os modelos disponíveis, resolvo investir cerca de R$ 400,00 ou R$ 500,00 num eReader. Quando vou comprar o livro, descubro que só encontro o dito cujo no formato impresso. Que chato, não?

Para não ficar só no campo da suposição, veja o o exemplo que segue. Os dois últimos livros que fui atrás foram: Sob a Redoma, de Stephen King e Micro, obra póstuma de Michael Crichton. Ambos só são encontrados no formato impresso. Nada de digital, seja na Cultura, Saraiva, Submarino, FNAC, Amazon, Google Play. Ah, que fique claro, sempre procurei em português, pois em inglês tem.

Veja que não estou nem considerando preço, acervo, características do eReader, etc. São apenas dois livros pelos quais me interessei, mas que em português, só tem no formato impresso. Por essas e outras, vou esperar mais um pouco para comprar um eReader, pois não vou gastar meu dinheiro para ler essas pérolas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101