Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Eles, rôbos

“Quando Stephen Hawking e Elon Musk nos alertaram, alguns acharam engraçado, outros ficaram receosos mas poucos levaram a serio. Hoje, apenas 15 anos depois, vimos que infelizmente, eles estavam certos.

Quando a sonda alienígena pousou, todos ficaram imaginando como seria a aparência desses seres. A surpresa, para a maioria, foi grande, quando surgiu um robô...”

O texto acima, bem que poderia ter sido tirado de um livro de ficção (ou não), mas se parar para pensar é mais do que provável que nosso primeiro contato ocorra dessa forma. Imagine uma viagem espacial, curta, de um ano: o ser humano precisa de banheiro, cama, recreação, alimentação. Talvez até de um simulador de gravidade. Tudo isso representa espaço e peso (já tentou imaginar quanto de água e alimentos, uma pessoa consome em um ano?). A nave precisa ser maior, para abrigar todas essas necessidades, e uma nave maior, requer mais combustível.

Agora, pense em trocar o ser humano por um robô: não precisa de banheiro, cama, recreação ou alimentação. O espaço necessário é reduzido drasticamente.

Com o avanço da IA e da robótica, em pouco tempo conseguiremos enviar robôs para os confins do universo. Agora, imagine uma civilização apenas 10.000 anos mais avançada que a nossa. Lembre-se que os computadores surgiram há poucas décadas.

Pensando bem, acho que Marte vai receber um robô (quando falo em robô, não necessariamente precisa ter a aparência humanóide, "basta" ter inteligência suficiente para tomar decisões sozinho), antes de um ser humano.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101