Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Novos tempos, novos problemas: autenticação em dois fatores

Com o passar dos anos, somente o par usuário/senha, mostrou-se não ser mais seguro o suficiente e surgiu a necessidade de se criar uma nova medida de segurança: a autenticação em dois fatores (2FA).

Pode não ser uma solução perfeita, mas tem seus méritos. Tanto, que a cada dia, mais e mais aplicativos e sites utilizam essa técnica.

Agora o importante: quando você for trocar de aparelho celular, desative a autenticação em dois fatores dos sites e aplicativos que a utilizam. Isso porque, ao entrar num desses aplicativos, ele vai "pensar" que você está no aparelho antigo e você não tem a autenticação em dois fatores no novo. Ou seja, você não vai conseguir acessar.

Para resolver não é complicado, mas depende de cada aplicativo: uns permitem que você desative a autenticação em dois fatores e ative novamente no novo celular, mas em outros pode ser necessário você ligar ou passar um email, o que pode demorar um pouco. Por isso a importância de ter desativado antes, principalmente se você tiver urgência para usar o aplicativo.

Bônus: alguns bancos tem um tipo de autenticação em dois fatores, normalmente chamado de token, que atrela algumas informações do celular ao aplicativo. Também precisa desativar antes de trocar de celular.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101