Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Dicas de como trabalhar com o Outlook

Trabalho com o Outlook desde 2004, e só agora, em 2019 e 2020, descobri duas dicas bem interessantes de como trabalhar com ele. Na verdade, nem sei se as versões (minha versão é a Professional Plus 2013) mais antigas suportam isso que vou falar, mas creio que sim.

A primeira dica, um colega de trabalho mostrou ano passado e tem a ver com Regras e Alertas e consiste em criar Categorias com cores diferentes, dependentes do encaminhamento da mensagem:

- somente para mim, prioridade alta, cor verde;
- enviada também para mim, prioridade média, cor azul;
- enviada para mim, em cópia, prioridade baixa, cor cinza.



Basta criar uma regra para cada um desses encaminhamentos e sinalizar a categoria desejada. É muito útil para quem recebe dezenas ou centenas de emails diariamente e precisa priorizar a leitura. Dessa forma, uma primeira priorização já é feita automaticamente.

A segunda dica, tem a ver com as pastas de pesquisa. Sabe aquelas pesquisas que você rotineiramente repete? Ao invés de você digitar os critérios todas as vezes, basta clicar na pasta que os resultados já são mostrados. No meu caso, criei três pastas de pesquisa e coloquei como Favoritos. Posteriormente você pode alterar os critérios de pesquisa.

- Para Acompanhento: mostra todas as mensagens marcadas para acompanhamento, não importa a pasta ou sub-pasta onde se encontra.
- Esta Semana: mostra todas as mensagens recebidas esta semana.
- Importante: mostra todas as mensagem marcadas como importante.


Para criar uma pasta de pesquisa, clique com o botão da direita em "Pastas de Pesquisa", clique em "Nova Pasta de Pesquisa"

Depois, selecione um tipo de pasta (pesquisa). Depois você pode personalizar a pasta, clicando nela com o botão da direita.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101