Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Coldfusion

Em 2004 tive que aprender uma nova linguagem de programação para o meu trabalho: Coldfusion. Na época eu usava Delphi e Visual Fox Pro e sendo sincero, nunca havia ouvido falar de Coldfusion! Minha sorte que a curva de aprendizado do Coldfusion é extremamente rápida e em pouco tempo já estava dando manutenção e desenvolvendo software em Coldfusion.

Hoje, 16 anos depois, vejo um twitter do Ben Nadel (https://twitter.com/BenNadel/status/1249679353660739585) falando sobre porque gosta de Coldfusion. Não vou falar porque eu gosto de Coldfusion, até porque o Ben fala com mais propriedade que eu, mas não foge muito do que ele disse.

Infelizmente, minha empresa está abandonando o Coldfusion, mas sempre vou ter um carinho especial por essa linguagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101